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quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESTUDOS NA ESPÍSTOLA AOS FILIPENSES (Sermão 1) Texto: Filipenses 1:1,2


Por: Pr. Silas Roberto Nogueira


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Essa primeira parte da exposição da carta aos Filipenses que intitulei "Estudos na Epístola aos Filipenses" é uma de muitas outras que pretendo postar. Elas são anotações dos sermões ministrados pelo Pr. Silas Roberto Nogueira, na casa de nosso amado irmão Jairo, que cedeu seu lar aos sábados para que ali juntos cultuássemos ao nosso Senhor e aprendermos mais de sua Palavra. Espero que da mesma forma que fomos abençoados por meio dessas mensagens vindas da parte de Deus para nossos corações, possa abençoar você querido leitor.
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Caracteristicas, Autoria e Destinátario


(1) Caracteristicas Dr. Lloyd-Jones, um dos grandes expositores da Bíblia, quando fez uma série de sermões nesta Epístola declarou que ele era a mais lírica e feliz das cartas de Paulo. Sem dúvida isso é verdade e quero destacar as seguintes razões para isso:
• É uma carta onde Paulo deixa seu coração transbordar em alegria pela “comunhão” desta igreja em seu ministério. (1:5-8,19; 4:1,10,14,15). Eles oravam por Paulo, se interessavam pelo seu ministério de tal modo que enviavam sempre que podiam ofertas que o supriam.
• É uma carta que demonstra o sucesso do propósito divino. Em Atos 16 está claro que o iniciador da obra em Filipos foi Deus. Primeiro Ele deu uma visão a Paulo para pregar a palavra naquela região (6-10), abriu o coração dos que o ouviam (14,15), deu poder a Paulo para libertar uma jovem possessa (16-18) razão pela qual foi preso e a sofreu injustiças, de onde os tirou mediante um terremoto que culminou na salvação do carcereiro (19—34). Tudo isso colaborou para estabelecer uma igreja ali, logo, os propósitos de Deus não podem ser frustrados.
• É uma carta em que Paulo fala da alegria e do triunfo do crente sobre todas as circunstâncias. É uma alegria que não tem origem no homem, mas em Deus (“alegrai-vos no Senhor”, 3:1;4:4,10). Uma alegria “apesar de” – Paulo estava alegre apesar de estar só na prisão (2:20,21), da pregação do evangelho estar sendo ameaçada pela atuação de pregadores invejosos (1:15;2:21), apesar da lutas e tribulações (4:14). O crente pode experimentar alegria apesar da contradição, isso é o que significa “posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

(2) AUTORIA: Não há razão para duvidar da autenticidade desta Epístola, seu autor é de fato Paulo. Além disso, há abundante uso dos pronomes possessivos e na primeira pessoa. Depois ele inclui dados biográficos, ele fala de si mesmo. Quando escreveu estava preso. Onde ele estava é uma questão debatida, mas não influi no entendimento do texto. Há duas hipóteses, Roma e Éfeso. Se estivesse em Roma, a melhor data é cerca de 60 e 61. Se em Éfeso, as datas têm de ser entre 50 e 51.

(3) DESTINATÁRIOS: Os destinatários são os crentes de Filipos. Filipos era uma importante cidade do Império Romano e onde predominavam os gentios. E foi um dos primeiro lugares da Europa a receber o evangelho e isso marcou o continente europeu até os dias de hoje. Note que Paulo diz “aos santos” – isso é que os crentes são. O porquê é explicado na expressão “em Cristo”. Santidade é algo que nos vem por meio da nossa união com Cristo, doutra forma não pode acontecer isso conosco. O lugar onde eles são santos é em Filipos. Não há necessidade de isolamento para ser santo, mas há necessidade de separação. A santidade não nos afasta dos outros, mas do pecado.

Tendo dito isso, vamos ao seu conteúdo inicial. Numa simples saudação há muito para ser dito que muitos passam por alto. Nada na Bíblia é irrelevante, olhemos para esta saudação novamente. Quero chamar-lhes atenção para a palavra “servos”. Vejamos o que ela nos diz.


1. ENTENDENDO A ESCRAVIDÃO NA BIBLIA
(A) O QUE SIGNIFICA “SERVO? Nos dias do Novo Testamento essa palavra significava “escravo”(gr. doulos). Alguém que não pode dispor de si mesmo como queira por estar sujeito a outro. O escravo é a mais baixa categoria social. Não tinham direitos trabalhistas e, na maioria das vezes, não eram tratados de forma humana, mas como “coisa”.

(B) COMO ALGUÉM SE TORNA ESCRAVO? Alguém se tornava escravo
(a) se nascesse numa família de escravos, Gn.14:14;
(b) se fosse levado cativo de uma batalha, Dt. 20:14; 2 Rs. 5:2;
(c) se fosse incapaz de saldar as suas dívidas, 2 Rs. 4:1;
(d) por vontade própria e, finalmente,
(e) se fosse comprado, Gn. 37:36.

(C) QUAIS AS CARACTERISTICAS DA ESCRAVIDÃO? Podemos destacar
(a) os escravos eram encarregados de algumas responsabilidades, Mt.24:45;
(b) era exigida obediência exclusiva, Mt. 6:24; 8:9;
(c) não recebiam pagamento ou recompensa pelo trabalho, Lc.17:7-10;
(d) o senhor tinha poder absoluto sobre seu escravo, visto que ele era sua propriedade.

2. ENTENDER O CRISTÃO COMO ESCRAVO
(A) COMO PAULO SE TORNOU UM ESCRAVO? Segundo ele mesmo diz em 2 Co. 6: 20; 7:23 era escravo por ter sido “comprado” – ele usa o termo gr. agorazo, próprio para a compra de escravos no mercado. Com isso concordam Pedro (1:17-19) e João (Ap.5:9).
(B) DE QUEM PAULO FOI ADQUIRIDO? O Senhor Jesus deixou bem claro que o pecado escraviza, João 8:32-34. E todo aquele que é escravo do pecado é igualmente escravizado pelo diabo, Ef. 2:1,2. Cristo nos redimiu do poder do pecado e do poder do diabo, para não mais servimos a eles.
(C) O QUE PAULO QUIS DIZER QUANDO SE DESCREVE COMO ESCRAVO? Levando em consideração o que foi dito sobre a condição do escravo, podemos dizer que o que Paulo está dizendo aqui é que:
(a) Ele pertence exclusivamente a Cristo: assim como os escravos pertenciam aos seus senhores;
(b) Ele deve obediência exclusiva a Cristo: assim como os escravos deviam submissão aos seus senhores
(c) Ele desempenha uma função para Seu Senhor: assim como os escravos desempenhavam funções. Ele mesmo diz que a evangelização é uma “obrigação”, algo que é imposto sobre ele, 1 Co. 9:16. Ele irá desempenhá-la com zelo e com entusiasmo, não buscando recompensa, mas por amor.

3. ENTENDER COMO ESSA POSIÇÃO PODE SER UMA BENÇÃO
Para isso basta comparar o que se obtém dos respectivos senhores:
(a) os escravos de si mesmos [dos prazeres da carne] e do diabo não tem descanso, pois o seu senhor é um tirano insaciável;
(b) na escravidão a si mesmo e ao diabo não se obtém segurança [paz] para a alma;
(c) na escravidão a si mesmo e ao diabo não se obtém suprimento para as necessidades, pois tais senhores não se importam com ninguém além deles mesmos. Em Cristo, pelo contrário,
(a) temos um Senhor amoroso que dá descanso às nossas almas,
(b) nos dá paz e segurança e
(c) nos supre em todas as necessidades, 4:19 “meu Deus,segundo sua riqueza, há de suprir, em Cristo, cada uma das vossas necessidades”

Aplicação: O que eu quero perguntar é se você se vê a si mesmo como um escravo de Cristo? Você pertence a Ele exclusivamente? Você O serve lealmente? Você desempenha amoravelmente a tarefa que Ele te incumbiu?

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