Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESTUDOS NA ESPÍSTOLA AOS FILIPENSES (Sermão 2) Texto: Filipenses 1:1-11

Por: Pr. Silas Roberto Nogueira
------------------------------------------------------

(1) REMEMORAR: no domingo passado falamos que esta carta é uma das mais líricas e felizes das cartas de Paulo.
(a) É uma das cartas onde Paulo deixa seu coração transbordar de alegria pela comunhão desta igreja em seu ministério (1:5-8,19;4:1,10,14,15).
(b) Depois, é notável que Paulo demonstre o sucesso do propósito divino.
(c) E que a nota dominante desta carta é a alegria que está acima de toda e qualquer circunstância (3:1;4:4,10).
(d) então, depois de lermos a saudação lhes falei sobre o que é ser escravo, como Paulo e todo o cristão se torna escravo e o que isso significa na prática. O cristão como escravo de Cristo pertence exclusivamente a Cristo, deve obediência exclusiva a Cristo e desempenha uma função exclusivamente para Ele. Por último, que ser escravo de Cristo pode nos proporcionar grande alegria por causa do Senhor a quem pertencemos.
(2) Quero tratar com os irmãos do segundo parágrafo do capítulo 1, que vai dos versículos 3 até 11. Neste trecho, o versículo chave é o 6, Paulo apresenta as razões das suas ações de graças e, então, intercede, como era seu costume pelos crentes. Nele o apóstolo demonstra claramente o sucesso do propósito de Deus. Este texto é o que vamos estudar juntos nesta noite.

1. DEUS É O AUTOR DA NOSSA SALVAÇÃO
(A) QUEM É O “AQUELE”? Não poderia ter sido Paulo, ele diária “a obra que comecei”. Não poderiam ter sido os próprios filipenses, ele diria “a obra que vocês começaram”. Paulo diz “dou graças ao meu Deus” (v.3) revelando a identidade do autor da boa obra.
(B) QUANDO TEVE INICIO A BOA OBRA? O plano de Deus foi idealizado na eternidade, 2 Tm. 1:9,10; Deus o realizou no tempo.
(C) COMO FOI INICIADA A OBRA? Examinemos o caso de Lídia, At.16. O texto diz que Lídia ouvia a mensagem quando Deus abriu seu coração “para atender as coisas que Paulo dizia”. Por isso Paulo diz “começou a boa obra em vós” – não entre vós. É no interior do homem, na sua alma. Deus o Espírito Santo atuou em Lídia dispondo seu coração a atender ao evangelho. Deus regenerou Lídia. O marco inicial da boa obra é o novo nascimento, que eu é obra de Deus, Jo.3.
ILUSTRAÇÃO: A conversão de Carlos.
APLICAÇÃO: Como você se tornou um cristão? Deus agiu. Isso nos enche de alegria.

2. DEUS É O SUSTENTADOR DA NOSSA SALVAÇÃO
(A) “DEUS COMEÇOU” – O QUE SIGNIFICA? Deus começou, o resto é conosco? (Gál. 3:3). Deus começou, não preciso fazer nada? “Deus começou boa obra em vós” – note que Deus começou, não está terminada. Note que Paulo diz “em vós” – a obra é em nós, e isso significa que nossa pessoa está envolvida.
(B) COMO ISSO SE DARÁ? Paulo explica isso em 2:12,13. Deus nos concedeu um novo coração e nele pôs seu Espírito e isso nos fará desejar ardentemente a santificação e nos fará perseverar em santidade.
ILUSTRAÇÃO: Mãe abandona o filho. Filho quieto é normal? Criança chora de fome.
APLICAÇÃO: Devemos desejar com muita vontade o leite espiritual (1 Pe. 2:2); Como? Isso se dá quando você se aproxima mais de Cristo. (2 Pe.2:4); Por que? Assim que obtemos o crescimento para a salvação (2 Pe. 2:2).


3. DEUS É O CONSUMADOR DA NOSSA SALVAÇÃO
(A) UMA PROMESSA: Ele começou, terminará; Conhecemos Seu poder; ele revelou seu propósito. Os meios: comunhão, serviço e sofrimento. (1:27-30)
(B) QUAIS OS RESULTADOS? Segurança e perseverança.
(C) O PROPÓSITO? “até ao dia de Cristo” – ele está conduzindo a história para a sua consumação de todas as coisas. Não sabemos quando será esse dia, mas uma coisa é certa está mais próxima agora do que quando a boa obra começou em nós, Rm. 13:11.
ILUSTRAÇÃO: Há sempre uma obra inacabada do homem, mas nunca de Deus.
APLICAÇÃO: Pergunte a si mesmo se Deus começou esta boa obra em sua vida. Como saber? Se estiver presente em sua vida a (a) comunhão (colaboração na expansão do reino), 1:5ª; (b) a perseverança (“desde o primeiro dia”), 1:5b; (c) a defesa do evangelho, 1:7; (d) amor ao próximo (“mais e mais”), 1:9; (e) e o discernimento em buscar as coisas mais excelentes, 1:11 – Deus começou em você a boa obra.

Conclusão:
Saiba que os propósitos de Deus não podem ser frustrados – ele é o autor, sustentador e consumador da nossa salvação – e isso é motivo de alegria verdadeira de Paulo em 1:4. Se Deus começou em você a boa obra, alegre-se porque Ele vai terminá-la, não importa o que aconteça, Ele não pode ser frustrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário