Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Anotações da Exposição de Filipenses 1:27-30, Sermão nº 6

Por
Pr. Silas Roberto Nogueira
Texto: Filipenses 1:27-30
Introdução

Vimos no estudo anterior que o apóstolo Paulo é alguém que sabe pelo que viver, pelo que morrer e o que fazer. Ao terminar este capítulo Paulo deixa a seção introdutória e autobiográfica para seção prática, na qual fará uma exortação geral e apresentará seus desdobramentos. Como era seu costume, ele parte do geral para o específico. Mas, antes de iniciar a parte prática, Paulo nos diz três coisas sumamente importantes.

1. VIVA DE MODO DIGNO DO EVANGELHO, v. 27ª

Às vezes o melhor jogador de um determinado esporte se comporta mal. Seu mau comportamento faz com que o esporte fique mau visto. Quando os cristãos se comportam mal, que as pessoas pensam sobre a sua mensagem? Que tipo de comportamento afasta as pessoas de Jesus? Pense na beleza da “boa nova” sobre Jesus. Pense em quão cheio de amor, verdade e alegria ela é. A nossa vida deve ser consistente com a mensagem do Evangelho. Ela deve ser cheia de amor, verdade e alegria. O que agrada a Deus? Ter muitos dons, ou ser como Jesus? Falar muito sobre Jesus ou viver de acordo com a nossa mensagem, com o Evangelho?

2. LUTE PELO EVANGELHO, vv. 27b (“lutando juntos pela fé...”)

Imagine que você está numa corrida. Há um grande prêmio. Devemos nos esforçar ainda mais pelo Evangelho. (1 Co 9.24,25) Nós não estamos nessa corrida sozinhos. Nós lutamos como uma equipe, juntos (“lutando juntos”). Nós não devemos desistir. Não devemos dizer coisas desagradáveis sobre o outro, (4.2,3) Não podemos ferir o outro. Nunca poderemos vencer uma corrida como essa se fizermos isso (Mt 12.25ss). O evangelho de Jesus é mais importante que as nossas diferenças pessoais e por isso devemos ficar juntos. Então o povo em volta de nós pode saber a verdade sobre Jesus vendo que somos unidos.

3. SOFRA PELO EVANGELHO, v. 28-30

O diabo é contra o Evangelho. Então, as pessoas que servem a satanás são contra o Evangelho. Eles vão atacar os cristãos que defendem o Evangelho. (Jo 15.18-24) Paulo diz três coisas para encorajar-nos quando sofremos por Jesus:
1. É um sinal: v.28. As pessoas podem ser contra nós, porque nós seguimos Jesus. Mas isso mostra que somos verdadeiros cristãos. Isso também mostra que nós vamos vencer nossos inimigos e ele vai perder.
2. É um dom: v.29. É uma boa dádiva de Deus crer em Jesus. Também é uma boa dádiva sofrer por Ele. (Mt 5.10-12)
3. É normal, v.30. Paulo, da prisão encoraja os crentes. Não desistam! Vocês estão sofrendo como eu, portanto, estamos juntos nisso. Cristo nos deixou exemplo e nos avisou sobre isso – se o perseguiram, farão isso com a gente, Jo 15.20. Se isso ocorrer, devemos nos considerar “bem aventurados”, Mt 5.11; 1 Pe 3.14.
Conclusão:
• vv. 1, 2 - Somos escravos
• vv. 6-11 - Deus começou a obra; Ele sustenta e consumará a nossa fé.
• vv. 9-11 - O único pedido – amor crescente
• vv. 12-20 -Como reagir ao sofrimento, a oposição e ao futuro incerto
• vv. 21-26 -Saber pelo que viver, pelo que morre e o que fazer
vv. 27-30 -Viver de modo digno, unidos na luta e com intrepidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário