Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Anotações da Exposição de Filipenses 2:1-5, Sermão nº 7

Por:

Silas Roberto Nogueira

Texto: 2:1-5

"Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,"

INTRODUÇÃO

O final do cap. 1.27-30 nos diz para vivermos de um modo digno do evangelho, lutar pelo evangelho e sofrer pelo evangelho. Aqui neste trecho, Paulo encoraja os crentes à unidade. Unidade é tema comum no meio evangélico, mas, embora muito discutida é pouco praticada.

Há uma relação entre os trechos de 1:27-30 e 2:1-5 o “portanto/pois” indica isso. Paulo faz um movimento contrário - de fora para dentro. A razão pode ser que ele percebeu que a igreja desunida seria facilmente derrotada em um ataque frontal do inimigo, daí começa a tratar desse problema crucial. Paulo nos apresenta as bases da unidade cristã, como obtê-la e como mantê-la.

1. A UNIDADE CRISTÃ RESIDE NOS BENEFÍCIOS ‘EM’ CRISTO, v.1

Aqui Paulo apresenta “a base da unidade cristã”. Ele começa com “se... em Cristo”- não significa que tivesse dúvidas, mas que a sua exortação à unidade provém daquilo que os crentes dizem ter em Cristo:

(a) Exortação/motivação (NVI) que vem de Cristo (Jo.14:16; 1 Jo.2:1)

(b) Consolação que vem do amor (de Deus) (1 Ts.5:14) –uma palavra de apoio.

(c) Comunhão que vem do Espírito (2 Co.13:14)

(d) Afeições- uns pelos outros que vem pela nova vida. (Cl.3:12)

2. A UNIDADE CRISTÃ RESIDE EM FAZER AOS OUTROS O QUE CRISTO FEZ POR NÓS, v.2-4

“Visto que vocês experimentaram... em Cristo, façam isso uns pelos outros”.(v.1), aqui Paulo apresenta a parte aplicativa da sua doutrina de que aquilo que sabemos devemos praticar. Aqui ele mostra o “como obter a unidade”:

(a) pensar a mesma coisa (opinão, disposição) – habitual (pres), disciplina (ativa)

(b) o mesmo amor- (Rm.5:5)

(c) ser uma alma - harmonia (1 Sm.18:1)

(d) ser humilde e altruísta (3,4) - “ambição egoísta/vanglória = “vaidade pessoal” – “mas” (contraste) – lit. “humildade de mente” (Rm.12:3,10,16) e altruísmo.

3. A UNIDADE CRISTÃ RESIDE EM SEGUIR O EXEMPLO DE CRISTO, v.5

“seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (NVI) Aqui Paulo nos mostra “como manter a unidade”:

(a) Seu comportamento altruísta

(b)Sua atitude humilde

(c) Sua atitude sacrificial

Conclusão:

A unidade cristã só é obtida nas bases em que a Bíblia nos apresenta, só pode ser obtida por meio daquilo que a Bíblia prescreve e mantida se seguirmos o exemplo de Cristo. Dr. Lloyd-Jones declarou em uma palestra que (a) a unidade não é um fim em si mesma; (b) a unidade não deve ser posta em primeiro lugar; (c) a unidade não pode existir à parte da doutrina e (d) a unidade tem como ponto de partida a regeneração. Sem tais elementos, unidade é coisa que não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário